Manutenção de Piscinas em Praia Grande | Peruíbe | Itanhaém | Mongaguá | Cubatão | São Vicente | Santos | Guarujá | Bertioga | Zago Piscinas & Vinil
Manutenção de Piscinas em Praia Grande | Peruíbe | Itanhaém | Mongaguá | Cubatão | São Vicente | Santos | Guarujá | Bertioga | Zago Piscinas & Vinil
Manutenção de Piscinas
Teste Hidráulico
A detecção é feita pela aplicação de testes por ensaios não destrutivos, sendo testadas as redes hidráulicas de retorno, aspiração, ralo de fundo, e demais redes até a casa de bombas de filtragem da piscina.
A detecção de vazamentos é feita por meio de técnicas como teste hidrostático e de estanqueidade, além do uso de aparelho eletrônico digital de ultrassom, com ampla faixa de frequência, para apontamento do local do vazamento, sendo também realizada a inspeção de varredura em mergulho em toda a estrutura da piscina para verificar a ocorrência de vazamentos absorvidos pelo próprio tanque.
Também poderá ser usado câmera de vídeo inspeção subaquática, quando as técnicas anteriores não forem suficientes (verifique cobrança à parte). Nesta técnica é possível verificar as tubulações pela parte interna.
Troca de Areia
Um dos componentes fundamentais no filtro usado em limpezas de piscina é a areia. O filtro e a bomba juntos são responsáveis por aproximadamente 80% do tratamento da água de uma piscina.
A areia do filtro retém as impurezas da água que passam por ela. Claro que, para que o filtro continue apresentando eficiência, é necessário realizar a manutenção do equipamento periodicamente.
De forma geral, recomenda-se trocar a areia do filtro da piscina depois de 3 a 5 anos de uso da água. Caso a água não apresente muito calcário e o filtro sempre passe por boa manutenção, esse período pode se estender até os 7 anos.
A troca frequente da areia, sem ela apresentar nenhum problema, deve ser evitada.
É preciso considerar a reposição de material no final de 2 ou 3 anos para manter a areia do filtro no nível adequado. Para essa operação, deve-se usar areia com granulometria idêntica, ou seja, as dimensões dos grãos devem ser iguais.
Troca de Registros
Entre os principais equipamentos de piscina, o registro é um dos que requer maior atenção porque seu uso inadequado pode causar diversas avarias. Portanto, é fundamental estar atento às especificações deste item.
De maneira sucinta, o registro serve para controlar o fluxo de água, entretanto, há diversos modelos e cada um tem sua própria funcionalidade: alguns deixam a água ir embora, outros capturam a sujeira da piscina, outros puxam a água. Por isso, vamos saber um pouco mais sobre eles!
Registro de retorno
Sua principal função é referente a manutenção ao equipamento de filtragem, ou seja, ele serve para impedir que a água volte para a casa de máquina pela tubulação de retorno. Normalmente, esse registro ficará aberto apenas em casos de limpeza do cesto do coletor da bomba mas o registro de retorno deverá ser fechado.
Após a higienização, o registro deve ser novamente aberto porque, se ele vier a ser fechado por engano, haverá uma sobrecarga na tubulação e os danos serão enormes.
Registro ralo de fundo
Esse é um dos itens mais importantes quando falamos em registro da piscina, e também um dos mais conhecidos pelas pessoas, devido a sua localização que, como o próprio nome diz, é instalado no fundo da piscina.
Sua escolha leva em conta diversos fatores como o volume da piscina, a potência da motobomba, o sistema de filtros, entre outros. Sua função é levar a água até o sistema de filtragem e, assim como o registro de retorno, o registro ralo de fundo permanecerá, na grande maioria das vezes, aberto. Apenas quando houver a aspiração manual ele deverá ser fechado.
Registro de aspiração
O de aspiração normalmente fica fechado, devendo permanecer aberto apenas nas funções de drenar ou aspirar manualmente a piscina. Ele é o que controla se haverá fluxo de água do bocal de aspiração.
Tanto o registro de aspiração, o de ralo de fundo e o da coadeira puxarão à água da piscina, contudo é imprescindível que um deles permaneça fechado, por esse motivo, enquanto o registro ralo de fundo e coadeira permanecerem abertos, o de aspiração ficará fechado.
Compreender todas as funcionalidades de cada registro da piscina, assim como a necessidade de manutenção constante certamente assegurará um maior tempo de vida útil de todo o equipamento, assim como uma melhor qualidade da água para o banho.
Reinstalação
As maiores qualidades das piscinas de vinil são a praticidade e resistência.
Sua grande vantagem do vinil é a facilidade em “dar uma nova cara” à piscina uma vez que existe uma infinidade de estampas e bordas para escolher na hora de trocar o vinil.
As piscinas de vinil possuem excelente durabilidade e dificilmente apresentam vazamentos. O vinil é extremamente flexível e se adapta perfeitamente as movimentações do terreno.
No geral a piscina de vinil é composta de uma estrutura de alvenaria com revestimento em manta vinílica.
Reparo no Vinil
A piscina revestida com vinil é composta por algumas etapas de construção. A estrutura é um berço geralmente feito em alvenaria com blocos de concreto na lateral, reforçados por colunas e canaletas, rebocados com argamassa e lastro de concreto com ferragens no fundo, o qual é confeccionado dentro da escavação feita no local, considerando-se que o fundo desta escavação nunca ficará abaixo do nível do lençol freático.
É necessário verificar o local e realizar a marcação do desenho da piscina. Realizar o reboco liso nas paredes, fundo em concreto leve e aplicação da vermiculita. Aplicação dos dispositivos de filtragem, iluminação e fixação do perfil rebaixado na borda da estrutura para segurar o revestimento.

Zago Piscinas & Vinil
A Zago Piscinas é uma empresa sediada na cidade de Praia Grande, São Paulo, que atua no mercado de piscinas em toda a baixada santista. Tem parceria com as melhores empresas do ramo para estar entregando serviços e produtos de primeira qualidade.
A nova marca nasceu com o objetivo de unir inovação e experiência.